Pé plano infantil

O pé plano, ou pé chato, é uma das causas mais frequentes que levam os pais ao meu consultório, é um grande motivo de ansiedade para a família.

Toda criança nasce sem aquela curvinha existente no pé (o arco plantar medial). A partir dos 2 anos ela começa a se formar espontaneamente e o desenvolvimento pode ocorrer até 6 anos ou mais, ou seja, esta é uma condição fisiológica, normal da criança. As botas ortopédicas que usávamos antigamente não são mais necessárias, pois não ajudam na formação do arco e as palmilhas podem ser utilizadas em condições específicas.

O pé plano somente deve ser fonte de preocupação por parte dos familiares quando a deformidade torna-se muito acentuada, progressiva ou se acompanhada de dor. Nestas situações é imprescindível a avaliação do ortopedista para descartar condições mais sérias.

Qual o tratamento do Pé plano infantil?

O tratamento costuma ser expectante, só com observação, com avaliações periódicas e orientações simples como estimular a criança a andar descalça em terrenos variados (areia, grama ou terra batida).

Nestes casos acabamos tratando mais a ansiedade dos pais e familiares do que a criança que, na maioria das vezes, evoluirá sem quaisquer problemas.