Pé Plano e Artrorise

Pé Plano e Artrorrise

Já falei bastante em outro artigo sobre pé plano, uma condição comum que é causa de preocupação e ansiedade entre os pais. Expliquei que todos nascemos com o pé plano (mais chato, sem arco plantar) e que o arco plantar vai se formando espontaneamente no decorrer do crescimento da criança (a maioria até uns 6  anos).

Muitos pés acabam não formando o arco plantar, o que caracteriza pé plano flexível. A maioria destas crianças com pé plano flexível não apresenta nenhuma sintomatologia, referindo apenas dores difusas e mal localizadas ao caminhar longas distâncias e durante atividades físicas. Essas dores podem ser no pé, estender-se para tornozelo ou perna.

Infelizmente, uma pequena parcela destas crianças apresenta sintomas mais importantes como dor no pé durante atividades diárias, durante ou após esportes, ou fadiga muscular precoce durante atividades esportivas de impacto.

O tratamento do pé plano flexível com a fisioterapia, utilização de palmilha e adaptação de calçados ainda tem o seu valor, mas, para muitos destes pacientes indicamos o procedimento de artrorise. A artrorise   é todo procedimento cirúrgico que limita o movimento articular e nesta técnica colocamos um parafuso de titânio no meio do pé (entre os ossos do tálus e calcâneo) bloqueando a articulação e deixando o pé mais firme e em melhor posição. È um procedimento cirúrgico menos invasivo e com bons resultados até então. É importante frisar que a indicação deste procedimento deve ser sempre individualizada considerando as queixas do paciente, bem como o grau de deformidade do pé.

Site empresa Arthrex
Site empresa Arthrex
Site empresa Gmreis