Fasceite plantar um processo de inflamação e degeneração
A fáscia plantar é uma estrutura que fica na planta do pé e tem, entres outras funções, a de sustentação do peso e formação do arco plantar, aquela curvatura que a maioria das pessoas tem. A fasceite plantar consiste num processo inflamação e degeneração dessa estrutura. Podemos ter a presença do “esporão do calcâneo” que não tem uma relação clara com fasceite em si, mas é muitas vezes descrita como sinônimo
É uma doença comum cuja causa ainda não é totalmente compreendida. O diagnóstico é basicamente clínico, ou seja, através do exame físico e da história clínica. Exames como o ultrassom e a ressonância são úteis para excluir outras causas de dor nesta região.
Existem alguns fatores predisponentes como alterações estruturais do pé e tornozelo, atividades que exijam muito tempo de permanência em pé e o sobrepeso. Costumo dizer aos meus pacientes que as causas são multifatoriais e que por isso o tratamento é diverso e tem que ser individualizado.
Tratamento do Fasceite plantar
Em mais de 90% dos casos temos sucesso com o tratamento conservador que consiste em:
- fisioterapia, programas de alongamento domiciliar;
- mudança e adaptação de atividades físicas e do dia a dia;
- uso de órteses e palmilhas;
- infiltrações.
O tratamento cirúrgico felizmente é exceção, reservado para os casos que não melhoram depois de 6 até 8 meses do tratamento conservador.
Fasceite plantar tem cura?
A fasceite tem cura e pode ser tratada sem cirurgia sim. O paciente tem que estar consciente que o tratamento é moroso e exige esforço e disciplina.