Especialidades Dr. Fábio Datti

Trauma

O trauma ortopédico é uma divisão dentro da especialidade de Ortopedia que cuida das fraturas e de algumas de suas possíveis complicações. As fraturas são motivo importante de afastamento do esporte ou das atividades do dia a dia e acometem todas as faixas etárias. Atualmente priorizamos uma reabilitação precoce, ou seja, queremos que o paciente retorne quanto antes a sua rotina. O uso de técnicas minimamente invasivas com menor agressão ao paciente tornou possível esta reabilitação

Lembrando que ainda há espaço para o tratamento não cirúrgico, ou seja, o tratamento conservador para muitas fraturas e que os casos devem ser sempre individualizados.

Pé e tornozelo

Os pés e tornozelos sustentam todo o nosso peso e o seu conforto é fundamental para uma boa qualidade de vida. Dentro da nossa especialidade não só tratamos de problemas específicos desta área como também abordamos aspectos preventivos de várias patologias. Orientações de calçados, prevenção de lesões esportivas, tratamento de calosidades, tratamento de joanetes, tratamento de neuromas e outras deformidades adquirida ou congênitas são parte da nossa área de atuação.

Cirurgia Minimamente Invasiva do Pé e Tornozelo (Cirurgia Percutâne)

A cirurgia minimamente invasiva é um conceito atual que está presente nas mais diversas áreas da medicina. Neste método os procedimentos cirúrgicos são realizados com cortes mínimos
(incisões) tornando o ato cirúrgico menos agressivo e possibilitando que o paciente tenha uma recuperação mais rápida e com menos dor. Em nossa subespecialidade utilizamos a cirurgia percutânea do pé e tornozelo para o tratamento de diversas condições como Joanete, deformidades dos outros dedos, tratamento de calosidades,tendinites, fasceite plantar, neuroma de Morton  sequela de fraturas entre outros.

Este método diminui a agressão cirúrgica e está alinhado com um princípio básico da nossa profissão que é “Primum non nocere”
(primeiro não ferir)

Procedimentos minimamente invasivos guiados por ultrassom

Dentro do nosso arsenal terapêutico as infiltrações têm um papel importantíssimo. Entende-se por infiltração a injeção de um ou mais medicamentos em tecidos (tendões, bursas, etc. ) ou intra articulares. Os medicamentos a serem injetados variam conforme a doença ou a necessidade do paciente e incluem anestésicos, corticoides e vioscossuplementadores

Atualmente estes procedimentos têm sido feitos com o auxílio de ultrassonografia, um aparelho de imagem (o mesmo que utilizamos para acompanhar gestações)  melhorando a precisão do procedimento. Na nossa prática utilizamos as infiltrações para tratamento diversas condições incluindo   artroses, tendinites, neuromas de Morton e fasceite plantar, por exemplo.