A artrite é um processo inflamatório que pode atingir uma ou mais articulações do corpo humano. Seus sintomas são inchaços, dor, limitação do movimento da articulação envolvida entre outros. As causas de artrite são diversas e podem estar relacionadas a infecções locais, doenças endócrino, metabólicas como a gota e doenças reumatológicas como o lúpus, espondilite anquilosante e artrite reumatoide. O tratamento é feito com analgésicos, anti-inflamatório, fisioterapia e o tratamento da doença de base, ou seja, da doença responsável pelo quadro de artrite
Na artrose temos um processo degenerativo da cartilagem articular e de outras estruturas que formam a articulação. Este processo esta geralmente relacionado ao envelhecimento natural do paciente (artrose primária) ou a alterações secundárias da articulação, sejam elas pós-traumáticas ou congênitas (artrose secundária), nesta condição também utilizamos analgésicos e anti-inflamatórios para controlar os sintomas, mas parte do tratamento visa preservar a articulação. Para isso utilizamos alguns remédios específicos, a viscussuplementação (infiltrações com ácido hialurônico ) e a fisioterapia motora que corrige desbalanços musculares e fortalece a musculatura em volta da articulação ajudando a estabilizá-la. Nos casos mais avançados e severos existe a possibilidade de substituir a articulação por componentes metálicos (próteses) dependendo da articulação envolvida.
Ortopedista – Pé e Tornozelo
Médico Ortopedista formado pela FMUSP, Residência Médica Instituto de ortopedia e traumatologia (IOT) – Hospital das clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Especialista em pé e tornozelo com vasta experiência profissional em procedimentos modernos.
Ortopedista Pé e Tornozelo
. Trauma
. Pé e tornozelo
. Cirurgia minimamente invasiva do pé e tornozelo (cirurgia percutânea)
. Procedimentos minimamente invasivos guiados por ultrassom no pé e tornozelo